Padrões sustentáveis de produção e consumo: resíduos sólidos e os desafios de governança do global ao local

Padrões sustentáveis de produção e consumo são a produção e o consumo de bens e serviços, considerando também os resíduos gerados, de forma a atender as necessidades das atuais gerações e permitir melhores condições de vida sem comprometer a qualidade ambiental e o atendimento das necessidades das gerações futuras.

Questão tratada desde a Rio 92 e reforçada na Rio +20, nesta última conferência foi dado destaque à gestão de resíduos sólidos, que já pode ser considerada uma questão global e um dos principais desafios urbanos, principalmente em países emergentes.

A partir da perspectiva de governança global e de economia política internacional, as autoras Cristina Yumie e Thais Lemos Ribeiro, pesquisadoras do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, tratam da gestão dos resíduos sólidos e enfatizam o papel dos catadores de materiais recicláveis, reconhecidos como atores relevantes nesse processo, que, dada sua situação de vulnerabilidade e desigualdade social, tornam-se ‘invisíveis’ na maioria das análises.

A partir de suas experiências acadêmicas e profissionais, as autoras levantam informações sobre o mercado mundial da reciclagem, o potencial das chamadas “minas urbanas” – os materiais que podem ser reutilizados e reciclados, e que possuem relevante valor econômico – e estimativas sobre a quantidade de pessoas envolvidas na atividade, com destaque para o setor informal e o papel dos catadores de materiais recicláveis.

Com o conceito de governança global, utilizam o exemplo da Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira para ilustrar a necessidade de coordenação dos níveis local ao global, a exemplo da exportação de resíduos, a relação entre dinâmicas globais e normativos nacionais e a necessidade de interação entre todos os atores envolvidos, com fortalecimento da participação social e inclusão de atores tradicionalmente marginalizados.  E é neste ponto que está a inovação do artigo Padrões sustentáveis de produção e consumo: resíduos sólidos e os desafios de governança do global ao local, publicado no Volume 17 de Meridiano 47, Journal of Global Studies. ao juntar a perspectiva da econômica política internacional e da governança global com a atuação dos catadores de materiais recicláveis e de suas redes, a exemplo da Red Lacre, que podem contribuir para diminuir a concentração no mercado da reciclagem, com mais justiça, inclusão e sustentabilidade.

O trabalho conta com levantamento de informações em relatórios internacionais e nacionais e traz informações relevantes, tais como a quantidade de resíduos por unidade de produção em diferentes grupos de países, o potencial econômico e ambiental da reciclagem no Brasil, a participação dos catadores de materiais recicláveis em espaços decisórios locais e globais, quais elementos são necessários para a implementação de uma gestão local sustentável de resíduos sólidos e os desafios para a interação entre a governança do local e ao global.

Leia o artigo:

MACHADO LEMOS RIBEIRO, Thais Maria; Y A INOUE, Cristina. Padrões sustentáveis de produção e consumo: resíduos sólidos e os desafios de governança do global ao local. Meridiano 47 – Journal of Global Studies, [S.l.], v. 17, mar. 2016. ISSN 1518-1219.

Cristina Y. A. Inoue – Instituto de Relações Internacionais, Universidade de Brasília, Brasília – DF, Brazil (cris1999@gmail.com).

Thais Maria Machado Lemos Ribeiro – Instituto de Relações Internacionais, Universidade de Brasília, Brasília – DF, Brazil (tlemosribeiro@gmail.com).

Print Friendly, PDF & Email
Tagged with:    

Instituto Brasileiro de Relações Internacionais

Revista Brasileira de Política Internacional & Meridiano 47

Campus Universitário Darcy Ribeiro - Prédio do Instituto de Relações Internacionais Asa Norte, Brasília, DF 70910-900

secretaria@ibri-rbpi.org

Informes do IBRI

Digite o seu e-mail para receber notícias do IBRI, da RBPI e de Meridiano 47 por email.

Junte-se a 6.710 outros assinantes

%d blogueiros gostam disto: