Biografia como método nas Relações Internacionais: uma abordagem voltada para o ensino

Este artigo busca demonstrar a o potencial das biografias na sala de aula.  Ele inicia com uma exposição da biografia, desde o momento em que servia meramente como apologia até sua progressiva mudança de status como método das ciências sociais e da história. Essa transição foi conduzida dentro de um contexto mais amplo de diminuição do papel das estruturas sociais, políticas e econômicas como mecanismos explicativos das transformações humanas. O trabalho segue examinando como o campo específico das Relações Internacionais trata a biografia. Isso é desenvolvido pelo exame da teoria das relações internacionais americana e da história diplomática francesa. Os dois campos foram constituídos, na segunda metade do Século XX, como áreas avessas ao uso da biografia como método de compreensão da política internacional. Nas últimas décadas, contudo, essa situação evoluiu de forma diversa.

O Brasil é tema da seção seguinte. A biografia nunca caiu em desuso no país, mas não se desenvolve dentro dos quadros disciplinares mais sofisticados da área de relações internacionais. Ainda que não exista exame empírico sobre o assunto, biografias provavelmente ainda são poucos utilizadas nos cursos de graduação. Este trecho do artigo lançará hipóteses sobre a razão dessa limitação e oferecerá, ao final, uma sugestão de caso para utilização em sala de aula.

Leia o artigo

Farias, R. S. (2017) Biografia como método nas Relações Internacionais: uma abordagem voltada para o ensino, Meridano 47. DOI: http://dx.doi.org/10.20889/M47e18011

Rogério de Souza Farias

University of Chicago, Center for Latin American Studies, Chicago, United States (rofarias@gmail.com).

ORCID ID: orcid.org/0000-0001-6678-0984

Print Friendly, PDF & Email
Tagged with:    

Instituto Brasileiro de Relações Internacionais

Revista Brasileira de Política Internacional & Meridiano 47

Caixa Postal 4400 70919-970 – Brasília – DF Brasil

secretaria@ibri-rbpi.org

Informes do IBRI

Digite o seu e-mail para receber notícias do IBRI, da RBPI e de Meridiano 47 por email.

Junte-se a 11.301 outros assinantes

%d blogueiros gostam disto: