Desafios e oportunidades no ensino-aprendizagem das RI: uma experiência prática em Comércio Internacional

Nos últimos anos, estudos sobre o Ensino e a Pesquisa em Relações Internacionais no Brasil vêm destacando o desenvolvimento e a institucionalização da área acadêmica, a criação e a expansão de inúmeros cursos de graduação, pós-graduação e extensão, o histórico da produção científica e do debate intelectual, além dos desafios e perspectivas existentes no ensino e na inserção dos estudantes no mercado de trabalho. No entanto, comparativamente a temáticas mais sedimentadas, os estudos investigativos sobre métodos de ensino em Relações Internacionais ainda são poucos.

Compreendendo a relevância de ampliar as discussões acerca dos desafios e caminhos do Ensino e da Pesquisa em Relações Internacionais no Brasil, este artigo busca contribuir para a disseminação de práticas positivas de ensino-aprendizagem. Este trabalho discute como associar o ensino do Comércio Internacional à preparação dos estudantes para o mercado de trabalho por meio de atividades em inteligência comercial. Para tanto, apresenta-se um estudo de caso de uma experiência em nível de graduação que congrega atividades relacionadas ao conteúdo acadêmico da disciplina Comércio Internacional com o desenvolvimento de uma pesquisa de caráter técnico, cujo fim é apoiar a formulação de políticas públicas.

A experiência apresentada é desenvolvida em uma instituição de ensino privada desde 2015, fruto de uma parceria com a Subsecretaria de Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro (SSRI), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). O projeto originou a Unidade de Inteligência Comercial na instituição, formada por alunos do curso de Relações Internacionais que integram uma equipe de pesquisadores orientada por docentes. O trabalho deste grupo abarca a elaboração de estudos técnicos, como análises do desempenho comercial de bens e de setores-chave da economia do Estado do Rio de Janeiro ao longo dos anos, a fim de apoiar o planejamento e a execução de política comercial e industrial em nível subnacional, além da prospecção de novos mercados, de modo a alavancar as exportações fluminenses. Desse modo, os produtos da pesquisa têm o objetivo de identificar as condições para que o Estado do Rio de Janeiro continue a aprofundar as suas relações com parceiros comerciais, elemento fundamental para o seu crescimento econômico e a sua positiva reinserção internacional.

Na primeira seção do artigo, discute-se os desafios e as oportunidades no Ensino das Relações Internacionais no Brasil no bojo das transformações que marcaram as relações internacionais no pós-Guerra Fria e da crescente internacionalização da economia brasileira a partir dos anos 1990. Na segunda seção são debatidos os principais desafios do ensino-aprendizagem, especificamente na disciplina de Comércio Internacional no curso de Relações Internacionais. Na terceira seção são apresentadas as diretrizes do Projeto de Cooperação em Pesquisa sobre Parcerias Comerciais do Estado do Rio de Janeiro da SSRI com a referida instituição de ensino superior e os seus resultados nos dois primeiros anos do projeto (ainda em curso). Na quinta seção, debatem-se as percepções dos estudantes-pesquisadores no que se refere à importância da pesquisa para o aprendizado em Comércio Internacional, formação e preparação para vida profissional.

Conclui-se que especialmente em razão do enorme fluxo de informações e das mudanças sociais e comportamentais, mais do que nunca, é preciso refletir e trocar experiências exitosas que podem ser difundidas e até mesmo aperfeiçoadas por outras instituições de ensino e em outros campos de estudo. A despeito das repercussões positivas do caso apresentado entende-se que, acima de tudo, deve ser constante a procura pela renovação do ensino, tanto em resposta aos estudantes na rotina das aulas, quanto ao rigoroso e competitivo mercado de trabalho.

Leia o Artigo

Carvalho, P. N., Gonçalves, F. C. N. I., Araújo, R. P. (2017) Challenges and opportunities in International Relations teaching-learning: a practical experience in International Trade, Meridiano 47, DOI: http://dx.doi.org/10.20889/M47e18021

Sobre os autores

Fernanda Cristina Nanci Izidro Gonçalves – Instituto de Ciências Sociais e Políticos, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Rio de Janeiro – RJ, Brazil (fnanci@gmail.com).

Patrícia Nasser de Carvalho – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Ciências Econômicas, Belo Horizonte – MG, Brazil (patricia.nasser.carvalho@gmail.com).

Rafael Pinheiro de Araújo – Centro Universitário La Salle, Departamento de Relações Internacionais, Niterói – RJ, Brazil (rafa.ara@gmail.com).

Print Friendly, PDF & Email
Tagged with:    

Instituto Brasileiro de Relações Internacionais

Revista Brasileira de Política Internacional & Meridiano 47

Caixa Postal 4400 70919-970 – Brasília – DF Brasil

secretaria@ibri-rbpi.org

Informes do IBRI

Digite o seu e-mail para receber notícias do IBRI, da RBPI e de Meridiano 47 por email.

Junte-se a 11.322 outros assinantes

%d blogueiros gostam disto: