RBPI adota CC-BY como atribuição principal de Acesso Aberto
A Revista Brasileira de Política Internacional - RBPI passará a ser publicada com licença do sistema Creative Commons CC-BY como atribuição principal de acesso aberto.
Com essa medida, a RBPI, seguindo a orientação do Scielo Brasil, que definiu a licença CC-BY como um dos principais critérios dos periódicos indexados na Coleção Brasil, reafirma o seu compromisso com o Acesso Aberto.
O Scielo Brasil explica as vantagens da licença CC-BY em post no Blog Scielo em Perspectiva. Abaixo transcrevemos um trecho dessa notícia:
As vantagens da licença CC-BY
As principais declarações de Acesso Aberto (Budapeste, Bethesda, Berlim e Salvador) enfatizam que o AA vai além de simplesmente propiciar acesso. O AA busca remover tanto as barreiras de acesso, quanto de reutilização dos conteúdos, e, desse modo, tem o potencial de transformá-los e formalizá-los como bens públicos de grande contribuição para o progresso da pesquisa, inovação, educação e políticas públicas informadas. Além do mais, o AA permite que todos os resultados de pesquisa estejam disponíveis para todos os cidadãos levando em consideração que grande parte das pesquisas são financiadas por recursos públicos.
Partindo dessa perspectiva, para que o Acesso Aberto atinja plenamente seu potencial, é necessário que as barreiras de reutilização dos conteúdos científicos sejam também removidas. Nesse sentido, as licenças CC são adotadas internacionalmente como a solução legal mais adequada para explicitar, promover e fomentar a reutilização dos resultados da pesquisa, permitindo também de forma categórica que o autor mantenha os direitos que considere conveniente. Desse modo, em vez de limitar-se à transferência dos direitos de uso exclusivo às editoras, atribui-se ao artigo uma licença aberta que estimula e facilita a sua reutilização e compartilhamento, aumentando, portanto, a sua visibilidade, uso, influência e impacto.
Os vários tipos de licenças CC concedem aos usuários distintos tipos de liberdades. Dentre todas as licenças, a CC-BY é a mais efetiva para maximizar a disseminação da informação, tendo em vista que, é a menos restritiva, proporciona maior grau de liberdade de reutilização dos conteúdos e, como as demais licenças, assegura que o crédito de autoria seja devidamente atribuído ao autor ou autores, ao periódico ou outro meio onde o artigo foi publicado originalmente. Isso faz com que a licença CC-BY seja a licença de maior compatibilidade quando combinada a outros tipos de licenças, ou seja, os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo os comerciais.
Para mais informações:
SciELO adota CC-BY como atribuição principal de Acesso Aberto. SciELO em Perspectiva. [viewed03 July 2015]. Available from: http://blog.scielo.org/blog/2015/06/19/scielo-adota-cc-by-como-atribuicao-principal-de-acesso-aberto/
Os comentários estão desativados.