RBPI 2/2013 - Foco no Autor - Filipe Vasconcelos Romão

Filipe Vasconcelos Romão é professor do Departamento de Relações Internacionais e do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa (Portugal), onde é responsável pelas disciplinas de graduação de Assuntos Europeus, Conflitos e Regiões Instáveis e Relações Internacionais e co-responsável por um seminário de Mestrado. Investigador integrado do Observatório de Relações Exteriores (OBSERVARE) e investigador associado do Núcleo PRISMA, da Universidade Federal de Santa Maria. Professor convidado da Universidade ORT de Montevideo (Uruguai). Tem organizado vários cursos de extensão na área dos Conflitos e Resolução de Conflitos em universidades brasileiras.

É doutorado e licenciado em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra. Tem publicado artigos na área do nacionalismo e conflitualidade não violenta e está a desenvolver um projecto sobre as empresas públicas de exploração e produção de recursos energéticos como instrumentos do poder do Estado. A política argentina e norte-americana são outros dos seus interesses.

Publicações recentes:

  • ROMÃO, Filipe Vasconcelos (2013). “O carácter multidimensional dos nacionalismos centrípetos e centrífugos”. JANUS.NET e-journal of International Relations, Vol. 4, N.º 2, Novembro 2013-Abril 2014. Consultado em 19 de Novembro de 2013, http://observare.ual.pt/janus.net/images/stories/PDF/vol4_n2/pt/pt_vol4_n2_art3.pdf.
  • ROMÃO, Filipe Vasconcelos (2013). “O percurso das identidades nacionais espanhola, basca e catalã e dos respectivos nacionalismos”. Oficina do CES, 399.
  • ROMÃO, Filipe Vasconcelos (2013). Nacionalismos centrípetos e centrífugos. Coimbra: Universidade de Coimbra (tese de doutoramento).

 

 

Os comentários estão desativados.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.759 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: