Foco no Autor - RBPI 1/2012 - Susan E. Martins Cesar
Susan E. Martins Cesar é doutoranda em Relações Internacionais na Universidade de Brasília, na área de Política Internacional e Comparada. Realizou doutorado sanduíche na Columbia University, School of International and Public Affairs, em Nova Iorque, EUA. Concluiu treinamento em direito da Organização Mundial do Comércio e regulamentação do comércio internacional na Georgetown University, em Washington, EUA.
É mestre e Bacharel em Relações Internacionais pela UnB. Atuou por vários anos como Assessora de Política Comercial na Embaixada do Canadá em Brasília. Susan é membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e da BRASA (Brazilian Studies Association).
Entre seus artigos, estão:
- Maia, C. C.; CESAR, S. E. M. Diplomacia Congressual: Análise comparativa do papel dos legislativos brasileiro e norte-americano na formulação da política exterior. Revista de Informação Legislativa, v. 31, p. 363-388, 2004.
- CESAR, S. E. M. “A Estratégia Brasileira de Inserção no Comércio Internacional na Era Lula: Desafios Sistêmicos”. Anais da III Conferencia da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). São Paulo, 2011.
O artigo que foi publicado no número 1/2012 da RBPI, em co-autoria com Eiiti Sato, é intitulado “A Rodada Doha, as mudanças no regime de comércio internacional e a política comercial brasileira”. Este trabalho discute os atuais desafios do multilateralismo tradicional no comércio, visíveis nos impasses da Rodada Doha, diante das novas realidades do comércio internacional globalizado, caracterizado pela dispersão e fragmentação da produção sob a lógica das cadeias de valor globais (CVG). Tomando o caso do Brasil como exemplo, o artigo argumenta que o descompasso entre a agenda negociadora e as novas realidades do comércio internacional reside nos próprios países-membros da OMC que, em sua maioria, ainda não pautam suas políticas comerciais e suas estratégias de inserção internacional por essas novas dinâmicas do comércio internacional.
Os comentários estão desativados.