Meridiano 47 No. 141 - Da Segurança Internacional à Segurança Humana: Implicações do instituto jurídico do Refúgio e o caso da política externa bilateral Brasil – Haiti na questão imigratória, por Giuliana Redin & Juliana Graffunder Barbosa
Da Segurança Internacional à Segurança Humana: Implicações do instituto jurídico do Refúgio e o caso da política externa bilateral Brasil – Haiti na questão imigratória é um artigo elaborado por Giuliana Redin e Juliana Graffunder Barbosa que analisa a aproximação do conceito de Segurança Humana ao da Segurança Internacional nas situações de failed States, a polêmica normativa emergente da “Responsabilidade de Proteger”, e sua repercussão no instituto do Refúgio, para então refletir sobre a política externa bilateral brasileira na questão imigratória haitiana.
Giuliana Redin é Professora pesquisadora dos Cursos de Graduação em Direito e Relações Internacionais e de Pós-Graduação em Direito na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM - RS e vice-líder do Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais de Santa Maria - PRISMA. ([email protected])
Juliana Graffunder Barbosa é Graduanda do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - RS e pesquisadora bolsista do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais de Santa Maria - PRISMA. ([email protected])
Os comentários estão desativados.