RBPI 1/2013 - Foco no Autor - Kai Michael Kenkel

Kai Michael Kenkel é professor assistente do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e editor-chefe da revista Contexto Internacional. Possui Ph.D. em Relações Internacionais pelo Institut Universitaire de Hautes Études Internationales (atual Graduate Institute) de Genebra, e é bacharel pela Johns Hopkins University. Foi Postdoctoral Fellow do Centre of International Relations da University of British Columbia antes de se estabelecer no Brasil.
Publica nas áreas de operações de paz, intervenção humanitária, responsabilidade de proteger (R2P), relações cívico-militares e armas leves. Ensina e orienta na área da segurança internacional, com ênfase em questões de intervenção e operações de paz.

Entre seus trabalhos, destacam-se:

  • KENKEL, K. M. (Org.). South America and Peace Operations: Coming of Age. London: Routledge, 2013.
  • KENKEL, K. M.; MORAES, R. F. (Orgs.). O Brasil e as operações de paz em um mundo globalizado: entre a tradição e a inovação. Brasília: IPEA, 2012.
  • KENKEL, K. M.; BATCHELOR, P. (Orgs.) Controlling Small Arms: Consolidation, Innovation and Relevance in Small Arms Research. London: Routledge, (novembro) 2013.

O artigo que Kai Kenkel publica na edição 1/2013 da RBPI, intitulado Five generations of peace operations: from the “thin blue line” to “painting a country blue” integra a prática internacional com a literatura analítica em uma apresentação sistemática e sintética da evolução das operações de paz desde sua concepção em 1948 até o presente. Possui finalidade didática, propondo uma estrutura básica para o florescente debate acadêmico no Brasil sobre as operações de paz e a intervenção, em vez de procurar estabelecer uma caracterização definitiva da prática dos capacetes azuis. A evolução das operações de paz é rastreada por meio de cinco “gerações” analíticas, cada uma acrescentando um fator crucial permitindo sua diferenciação de suas antecessoras. Cada geração é colocada em relação com mudanças na natureza do conflito e na interpretação dos princípios fundamentais das operações de paz. A cada passo, explicitam-se as amplas ligações com os temas teóricos centrais das Relações Internacionais.

Os comentários estão desativados.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.006 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: