RBPI 1/2013 - Foco no Autor - Letícia Pinheiro

Leticia Pinheiro é Professora Assistente do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio desde 1997; e Pesquisadora nível 2 do CNPq. Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), obteve seu título de Mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio em 1988 com a dissertação Ação Omissão: a ambiguidade da política brasileira no processo de descolonização africana, 1946/60. Em 1995 obteve seu título de Doutora em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science com a tese: Foreign Policy Decision-Making under the Geisel Government: - the President, the Military and the Foreign Ministry.

Foi Visiting Research Associate junto ao Brazilian Studies Programme/Latin American Studies da Univerisdade de Oxford em 2012. Foi Professora Assistente na Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro entre 1988 e1989; e Pesquisadora do CPDOC/FGV de 1985 a 1997.

No artigo que Letícia Pinheiro publica com Monica Salomon no número 1/2013 da RBPI, intitulado Análise de Política Externa e Política Externa Brasileira: trajetória, desafios e possibilidades de um campo de estudos se apresenta uma visão panorâmica da subdisciplina Análise de Política Externa (APE), na tentativa de refletir a diversidade que caracteriza a prática e a pesquisa nesse campo. Também mostra como a APE está se desenvolvendo no Brasil. Na primeira seção se apresenta de maneira sucinta a evolução da subdisciplina. Na segunda seção são assinalados os vínculos entre as principais aproximações teóricas das Relações Internacionais (RI) e da APE. Na terceira revisamos como os instrumentos da APE têm sido usados para analisar a Política Externa Brasileira.
Os comentários estão desativados.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.005 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: